A Cabanha JP DORPER RIO está localizada em Maricá, no Rio de Janeiro

JP DORPER e RIO DORPER

Criação de OVINOS dedicada à SELEÇÃO GENÉTICA das Raça Dorper e White Dorper.
Nossa missão é produzir animais PO (puro de origem) da raça Dorper e White Dorper selecionando os melhores exemplares nascidos em nosso plantel e/ou adquirindo a genética de outros criadores, a fim de alcançarmos a excelência no padrão racial.
Escolhemos a raça Dorper e WD por serem muito bem sucedidas e prósperas na África do Sul e Austrália.
A rusticidade e a precocidade associadas ao elevado ganho de peso com mínimo tempo até o abate é o que buscamos.

Acreditamos que somente com um rigoroso critério de avaliação e seleção poderemos oferecer animais que sejam realmente superiores, contribuindo para a evolução do plantel de outros selecionadores, como também para o aumento da produtividade das criações comerciais.

VISITE O NOSSO SITE

http://riodorper.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de abril de 2007

VOCÊ SABIA?

- Os ovinos possuem muita liquidez. O mercado brasileiro é altamente comprador tanto para cordeiros tipo carne, fêmeas e reprodutores. O Brasil depende da importação de carne para abastecer uma forte demanda reprimida de muitos anos. Importamos cortes da Nova Zelândia, Chile e Uruguai. Só para se ter uma idéia, o consumo de cortes de cordeiro per capta / ano na Argentina é de 18 Kg por habitante contra 0,25 Kg no Brasil;
- O valor de mercado da carne ovina é o dobro da bovina;
- O ciclo de produção da carne ovina é quatro vezes mais curto que a bovina;
- Os ovinos são mais eficientes que os bovinos em transformar comida em carne. Um cordeiro ganha 2% do peso vivo ao dia. Um bovino ganha 0,2%. Os ovinos são dez vezes mais eficientes e produtivos, rendendo ao produtor 60% há mais de carne por hectare / ano;
- O tempo de gestação de uma ovelha é a metade de uma vaca (145 contra 285 dias). A prolificidade nos partos é de 1,2 a 1,5 por parto nas ovelhas. Os ovinos bem manejados atingem três partos em dois anos, contra dois partos nos bovinos no mesmo período;
- Em 1 hectare de pastagem cria-se uma vaca (450UA) e na mesma área 10 ovelhas. Em dois anos a vaca produzirá dois bezerros que serão vendidos à U$ 200,00 (Duzentos Dólares). No mesmo período as 10 ovelhas produzirão 36 cordeiros, que vendidos renderão U$ 1.560,00.
- A consorciação bovinos adultos e ovinos é positiva e inclusive indicada, pois o bovino adulto faz a “limpeza” nos pastos dos vermes que atacam os ovinos sem prejudicar os bovinos.
- Os ovinos são dóceis e rústicos e predominantemente comedores de capim;
- Mercadologicamente possui dois fortes aliados ausentes na maioria das atividades agropecuárias; As mulheres e crianças. Elas costumam ser fascinadas pelos ovinos e conseqüentemente pela atividade;
- Além de lucrativa, a criação de ovelhas adequa-se a pequenas, médias e grandes propriedades. É possível ter escala mesmo em propriedades pequenas. Fazendo silagem de duas roças de 10 hectares de milho (milheto ou sorgo) é suficiente para alimentar, e bem, 1000 ovelhas ou 2000 cordeiros por 180 dias (período seco do ano). A área de confinamento para 1000 ovelhas é de 2500m² e 1500m² para os cordeiros.

Por que criar Dorper?

É extremamente bem sucedido e próspero na África do Sul
- Foi desenvolvido na África do Sul há mais de 60 anos atrás - A popularidade de raça continua aumentando - Tem como raças fundadoras: Dorset Horn e Blackhead Persa (raça de rabo-largo, bem adaptada às condições áridas) - O rebanho de Dorper e seus mestiços já soma um terço das 30 milhões de ovelhas na África do Sul. - O Dorper é a segunda raça mais popular na África do Sul.
- É um ovino muito bem proporcionado, evidenciando lucratividade.
- Excelente conformação para carne.
- Apresenta cabeça preta e corpo branco (Dorper) ou é completamente branco (Dorper Branco).
- Traseiro com possante musculatura.
- Tamanho agradável: as ovelhas adultas pesam cerca de 94,0 kg.


Soberbas carcaças de Cordeiro
- Os cordeiros Dorper normalmente vencem as competições de carcaça na África do Sul.
- Na África do Sul, 90% dos cordeiros Dorper recebem pontuação "Super", equivalente ao "Choice Grade" dos Estados Unidos.
- Os cordeiros da África do Sul pesam entre 36-45 kg, ou mais, aos 100 dias de idade. SOMENTE EM REGIME DE PASTO.
- Carne magra.


Tosquia desnecessária
- As mechas, que são uma mistura de lã e de pêlos, caem todos os anos.
- As mechas lanosas duram um pequeno tempo.
- Mais carne, menos lã!
- O couro do Dorper atinge altos preços na África do Sul.


Extremamente Robusto e Adaptável
- O Dorper é um pastador não-seletivo.
- Tem grande tolerância aos parasitas internos e externos.
- É longevo.
- Os animais são fáceis de serem manejados e guardados. Assim, os custos de manutenção são baixos.
- O Dorper prospera em condições marginais.
- Os cordeiros são muito vigorosos logo ao nascer. Assim, a taxa de mortalidade de cordeiros é baixa.
- A raça sai-se bem em climas variados: árido, úmido, quente e frio.
- Notável desempenho sob manejo extensivo ou intensivo.
Muito fértil e precoce
- Os machos podem acasalar o ano inteiro.
- Pode-se conseguir facilmente 3 cordeiros a cada 2 anos.
- Resultado de 150-180% de crias na África do Sul (2,25 - 2,7 crias/ano).


Mães maravilhosas
- Alta produção de leite e boa conformação do úbere.
- Fácil parição. Os cordeiros são bem proporcionados com pequena cabeça ao nascimento. A musculatura começa a se desenvolver entre 2-3 semanas de idade)
- Dóceis


Resumindo:
PORQUE DORPER?
- É uma raça adaptada a áreas de climas tropicais e temperados;
- É frugal e não seletiva ao pastejo;
- Transformam em carne os alimentos mais grosseiros;
- É precoce e rústico;
- Possui alta qualidade e maciez na sua carne;
- É comum desmamá-lo aos 60 dias com 30kg de peso;
- Não requer tosquia;
- Possui pigmentação adequada aos trópicos;
- Altos índices de partos gemelares;
- As ovelhas ciclam o ano todo, portanto parem três partos a cada dois anos;
- A raça é dominante nos mais variados cruzamentos;
- Possui forte demanda no mercado por animais puros e cruzados.

Dorper: do nascimento à adaptação

1- Ao chegar a data do parto as fêmeas Dorper não apresentam um grande úbere, porém é surpreendente como cresce e as ovelhas são leiteiras, por isto é preciso termos cuidados para não superalimentar as mães quando os borregos ainda estão novos, pois o excesso de leite pode facilitar mastites nas fêmeas.
2- Os tratos com o umbigo dos borregos são os mesmos para qualquer raça, higiene é a chave do sucesso.
3- Os animais da raça Dorper são mais precoces em iniciar a se alimentar de pastagens e se ele estiver confinado com a mãe, comece logo a ofertar feno para os borregos.
4- Como o ganho de peso desta raça é muito alto, 400 gr/dia se houver um bom trato até os 90dd ,temos que ter especial atenção com os cascos, pois os borregos devem estar pisando corretamente, senão teremos defeitos adquiridos devido ao excesso de peso.
5- O corte da cauda será entre 10 e 15 dias de nascido.
6- Se o corte da cauda for efetuado muito curto e houver ao mesmo tempo a superalimentação dos borregos a chance de desenvolver prolapso de reto fica aumentada pelo aumento da pressão intra abdominal. Este problema aumenta também com rações fareladas que podem levar os animais a ficar tossindo, facilitando o prolapso de reto devido ao afrouxamento dos ligamentos que sustentam o reto associada ao corte da cauda muito curta.
7- O manejo dos borregos no campo com as mães,complementando com alimentação em creep-feed no aprisco é interessante para o crescimento dos animais e uma apartação com peso ao redor de 30 kg é desejada. O excesso de alimentos levando o peso dos borregos para até 48 kg se torna indesejada pois os problemas de aprumos são intensos.
8- A apartação deverá ser aos 90 dias.
9- Os esquemas de vacinações e vermifugações e prevenção de eimeriose são os mesmos de todos os ovinos.

PADRÃO RAÇA DORPER


ORIGEM
Durante a década de 1930 surgiram os primeiros cordeiros produtos deste cruzamento, que se destacavam-se pelo rápido crescimento e pela qualidade e peso das suas carcaças; sendo que alguns eram totalmente brancos e recebiam a denominação de Dorsian, outras eram brancos com a cabeça e pescoço pretos, sendo conhecidos como Dorper. Posteriormente, a denominação de Dorper estendeu-se indiferentemente a todos os produtos do aludido cruzamento, independentemente de serem totalmente brancos ou brancos com cabeça e pescoço pretos. A partir de 1946 iniciaram-se os trabalhos de melhoramento da raça Dorper.

ASPECTO GERAL

O ovino Dorper deve ser simétrico e bem proporcionado ou balanceado. Um temperamento calmo, com uma aparência vigorosa é o ideal. A impressão geral deve ser a de um ovino robusto e bem musculoso. O Dorper foi criado com o único propósito de produzir carne, o mais eficientemente possível, sob variadas e mesmo desfavoráveis condições ambientais.

CABEÇA

Pode ser mocho ou aspada (com chifres). Os animais mochos são os preferidos e os mais numerosos. Quando apresentar chifres estes devem ser pequenos. Cabeça forte e longa com grandes olhos, bem distanciados e bem protegidos. Nariz forte, boca forte e bem formada com as maxilas profundas e perfeitamente colocadas é o ideal. A testa não deve ser achatada. O tamanho das orelhas deverá ser proporcional ao da cabeça. Chifres grandes e pesados são indesejados, mas permitidos. Chifres pequenos ou apenas desenvolvidos na sua base são os ideais. A cabeça deverá ser coberta por pêlos curtos e negros no Dorper e pêlos curtos e brancos no Dorper branco. Não deve haver depósito de gordura na cabeça. O espaço entre narinas, lábios e pálpebras sem ser rosados no Dorper branco, e pretos no Dorper (cabeça preta).

QUARTO DIANTEIRO

O pescoço deve ser de comprimento médio, largo, bem coberto de carnes e bem ligado ao quarto anterior. As paletas devem ser largas e musculosas paralelas entre si e bem ligadas ao corpo, não apresentando depressões acentuadas na ligação com o corpo. Um peito moderadamente largo, profundo, e moderadamente proeminente em relação as paletas é o ideal. Os membros anteriores deverão ser robustas, ter bons aprumos, e, com fortes articulações da quartela,

TRONCO

Deve ser um tronco longo, profundo e largo, costelas bem arqueadas e um lombo largo e cheio. O animal deve ter uma linha dorso-lombar bem longa e reta. Uma ligeira depressão por traz dos ombros é permitida.

QUARTO TRASEIRO

A garupa deve ser larga e longa. Os quartos (pernis) devem ser carnudos, com entre pernas musculosos e profundos. Os membros traseiros devem ser fortes, bem aprumados e distanciados entre si.

DISTRIBUIÇÃO DE GORDURA

Demasiado acumulo de gordura localizada em qualquer parte do corpo é considerado defeito. Uma fina camada de gordura distribuída uniformemente sobre a carcaça e entre as fibras musculares é o desejado.

PADRÃO DE COR Dorpers

O ideal é um ovino branco, com a cor preta limitada à cabeça e pescoço. Algumas manchas pretas no corpo e pernas são permitidas, mas ovinos totalmente brancos ou predominantemente negros são indesejáveis. Dorpers Brancos - O ideal é um ovino totalmente branco, com a pele bem pigmentada ao redor dos olhos, por baixo da cauda, no úbere e nas tetas. Um número limitado de manchas de outras cores nas orelhas e abaixo da linha ventral do animal são permitidas.

PELO E LÃ
A cobertura do corpo é formada de uma pelagem curta e suave, composta predominantemente por pêlos, com uma leve mistura de lã. A lã cobre a parte superior do corpo deixando livre o peito a região ventral e os membros. A região ventral é coberta unicamente por pêlos muito curtos lisos e grossos. Dentro da raça Dorper os animais são classificados em dois tipos de acordo com a cobertura de lã: semi-deslanados e lanados.

APTIDÕES

- MATURIDADE SEXUAL: O primeiro cio manifesta-se a partir do 183 dias de idade.
- PROLIFICIDADE: o número de cordeiros nascidos por ovelhas paridas tem variado de 1.1 a 1.7, com média de 1.4.
- FERTILIDADE: a taxa varia de 75% a 97%.
- INTERVALO ENTRE PARTOS: com bom manejo, o intervalo entre partos pode ser de oito meses, resultando em até três parições em dois anos.
- PERÍODO DE GESTAÇÃO: varia de 142 a 153 dias com uma média de 146 dias.
- PESO VIVO E GANHO DE PESO: é de rápido crescimento; os cordeiros atingem 36 Kg ao 100 e 120 dias de idade, produzindo carcaças de 16 Kg. Em condições de campo, o ganho médio de peso diário, no período de pré-desmama, oscila entre 190 e 330 g/dia. Após o desmama o ganho varia de 81 a 91 g/dias.

DEFEITOS ELIMINATÓRIO
- Acentuada depressão atrás das paletas;
- Animais extremamente grandes ou extremamente pequenos;
- Jarretes muito juntos, ou muito retos.
- Pernas muito arqueadas que cedem ao caminhar
- Quartelas muito compridas ou excessivamente inclinadas.
- Animais quase que totalmente cobertos por lã
- Constituição muito débil
- Pouca massa muscular
- Prognatismo e retrognatismo
- Chifres muito grandes
- Criptorquidismo, monorquidismo, hipoplasia testicular, acentuada assimetria testicular - Cifose, lordose, escoliose